Nossa História

Um sonho se concretiza, em 1º de agosto de 1988, a Escola de Educação Infantil RÍCARO foi criada. Com um ideal de inovação, em um momento de muitas mudanças em nosso país, como na educação, e no cenário da Nova Constituição, adaptamos uma residência na Av. Itaberaba, 1700, especialmente para a Educação Infantil. O objetivo era buscar uma prática pedagógica alicerçada nas recentes teorias de ensino e aprendizagem que promovessem a mudança tão esperada às necessidades para a formação da criança, sempre priorizando atender o desenvolvimento da capacidade de pensar e os cuidados com nossas crianças.

Com o sucesso dos anos seguintes, no ano de 1994 foi ampliado o atendimento à Educação Infantil em uma instalação maior na Av. Ministro Petrônio Portela, 17, no mesmo bairro. Um ano depois foi dado início ao curso de 1º grau, com a 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental, e alterado o nome para Colégio RÍCARO.

Localizada na R. Dr. Artur Fajardo, 118, na Chácara Nossa Senhora Aparecida, no ano de 2000, a nova unidade se concretizou.

E logo, no ano de 2002, demos continuidade a formação dos nossos alunos com o curso do Ensino Médio. Neste novo desafio foi fundamentado o trabalho com a noção de empreendedorismo e sustentabilidade, alimentando o amadurecimento das ações com a equipe e com os alunos.

Desenvolvemos uma nova proposta metodológica que enfatizava o trabalho de mediação dos educadores e uma maior autonomia dos estudantes. Formar ótimos estudantes academicamente não era o único desejo da instituição, mas também formar indivíduos para um mundo globalizado, com consciência do seu papel na preservação do meio ambiente, com ética e consciência cidadã.

Em 2011 foi implementado o uso de novas ferramentas tecnológicas, através de recursos, tais como: um notebook por aluno para executar sua rotina escolar no Ensino Médio. E posteriormente, ampliou-se o uso dessas ferramentas para os cursos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com tablets para o uso dos alunos e professores no trabalho pedagógico em sala de aula. O trabalho educacional com a experiência da aprendizagem mão na massa veio trazer em 2016 a possibilidade dos alunos conquistarem novos aprendizados.

Trabalhando para fazer sempre a coisa certa com agilidade, com qualidade e com uma equipe completa.

0 Professores
0 Formandos
0 Cursos
0 Anos