ONG na Escola

Em 2009 iniciamos um projeto de trabalho voluntário com os alunos e alunas do 9º ano que promoveu ações solidárias envolvendo a comunidade escolar, tal projeto tomou uma proporção grandiosa, com o envolvimento de outras turmas e de toda a comunidade escolar, apoiando com doações algumas instituições e oportunizando o amadurecimento dessa atitude em todos os envolvidos. 

Inteligência emocional

Segundo James Heckman, a Inteligência Emocional é um dos principais fatores relacionados ao sucesso futuro de um indivíduo no que se diz a sua futura participação e desempenho econômico, social e acadêmico na sociedade, tendo avaliado em sua pesquisa – que lhe rendeu o prêmio Nobel – que a estimulação destas habilidades é mais efetiva quando feita no lar, em especial pela família, com estímulos a serem iniciados desde a gestação. Pensando nisso, o Colégio RICARO, oferece encontros semanais com cada turma, trabalhando dinâmicas que abordem o desenvolvimento da inteligência emocional, dentro do horário curricular.

“Utilizamos com o Ensino Fundamental anos iniciais a Série – OS PALADINOS - que apresenta os personagens: Empatina, Matutania, Curiosino, Altitelma, Carinto, Salvine, Observaldo, Autonomilda, Persivando, Gentileco e o terrível Capitão Barba-Não, que através de várias aventuras levam os alunos e alunas do Ensino Fundamental anos iniciais a viajarem  pela imaginação e descobrirem sentimentos e emoções que existem em cada um de nós, como reconhecê-los e aprender a lidar com eles, nos tornando como os paladinos, nossos próprios heróis”. 

Movimento Maker

Cultura do “faça você mesmo”. A ideia é que os alunos possam construir, modificar e reaproveitar os mais diversos tipos projetos com suas próprias mãos, dentro do conceito de sustentabilidade. Oportunidade para desenvolver habilidades manuais, socioemocionais, criatividade e autonomia.

Hoje muito se fala da escola que inova e renova suas práticas para atender às necessidades da formação do educando do século 21. E nós do Colégio RÍCARO desde que iniciamos nosso trabalho pedagógico buscamos aprender e aplicar a inovação que oportunize a formação atualizada de nossos alunos.

Desde 2017 trabalhamos com o movimento maker para estimular o pensamento criativo e outras habilidades importantes para a formação do estudante do século 21. Agora nos tornamos parceiros do Nave à Vela que detém uma expertise nessa área, e assim fortalecerá nosso trabalho com os alunos e alunas desde cedo. O material didático tem uma linguagem adaptada a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, que estimula a construção colaborativa, o pensamento complexo, a intenção criativa e a curiosidade artístico-científica. Temos um aprendizado MAKER ligado a BNCC proporcionando o desenvolvimento de competências como empatia, colaboração e autonomia através de abordagens voltadas para o letramento tecnológico, resolução de problemas e realização de projetos.

Rádio ORION

Desenvolvido pelos alunos e alunas do Ensino Fundamental anos iniciais, com uma produção por semana, para audição das turmas no período de aula. Busca trabalhar a leitura e a oralidade, além de habilidades como trabalho em equipe, compromisso e colaboração.

FALARICA ON-LINE

Este utiliza a ferramenta do pod cast para atualizar as turmas do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio a respeito das informações dos seus cursos e da rotina no Colégio. Produzido pelos alunos, que se inscrevem para este trabalho. A partir de um roteiro quinzenal os participantes gravam os áudios, editam e postam para os demais alunos e professores do curso. São várias as habilidades desenvolvidas em um projeto como este.